A Plataforma de Monitoramento e Avaliação da Implementação do Plano Diretor Estratégico – PDE (Lei Nº 16.050/14) contém diversos recursos e formas de visualização dos instrumentos a serem monitorados. Abaixo, são apresentadas algumas ferramentas de uso, de modo a facilitar a navegação no sistema. O primeiro contato com a Plataforma de Monitoramento e Avaliação da Implementação do PDE se dá a partir da aba Início, onde estão reunidos todos os indicadores, separados por categorias. A divisão por categorias existe para facilitar a busca dos indicadores: é possível visualizá-los agrupados por Estratégias, Instrumentos e Objetivos. Na imagem abaixo é possível observar como acessar cada um destes conteúdos:

Animação demonstrando as diferentes formas de exibição do conteúdo ao selecionar as abas: Estratégias, Instrumentos e Objetivos.

Estratégias

No campo Estratégias são apresentados os indicadores agrupados de acordo com as principais estratégias definidas pelo PDE. São 10 as estratégias apresentadas e, para cada uma delas, quando selecionada, há uma breve síntese explicativa e uma ilustração. Logo abaixo, aparecem listados todos os indicadores que se relacionam com a estratégia em questão. Caso queira ver o texto completo referente ela, clique em “Saiba mais sobre essa estratégia”:

Animação demonstrando a mudança do conteúdo ao selecionar cada uma das estratégias, e ao fim, o texto completo de uma das estratégias após utilizar o botão 'saiba mais'.

Instrumentos

Na aba Instrumentos, os indicadores apresentados estão agrupados de acordo com os Instrumentos de Política Urbana e Gestão Ambiental definidos pelo PDE. Cada Instrumento possui seus próprios indicadores, que podem ser filtrados através da barra indicada a seguir:

Animação demonstrando a filtragem dos indicadores após a seleção do instrumento.

Indicadores

Uma vez selecionada a listagem de indicadores desejada (a partir das Estratégias, Instrumentos ou Objetivos ), é possível abrir um determinado indicador e visualizar os dados, gráficos e mapas referentes a ele:

Animação demonstrando a abertura de um indicador. Após aberto, é possível visualizar acima informações sobre o indicador e opções de seleção de período e unidade territorial a ser analisada, e abaixo gráfico de barras referente e cartograma referentes ao indicador.

É possível utilizar filtros específicos para refinar a busca, por data (série histórica) ou unidade territorial de análise, como indicado a seguir:

Animação demonstrando as mudanças dos dados exibidos no gráfico após seleção de diferentes períodos de análise.
Animação demonstrando as mudanças do gráfico e do cartograma após seleção de diferentes unidades territoriais.

É possível também visualizar as informações completas presentes nas fichas técnicas dos indicadores e instrumentos apresentados. As fichas técnicas trazem informações significativas como definições, estratégias, objetivos, abrangência territorial, fonte e destinação de recursos, entre outros conteúdos essenciais para uma melhor compreensão do PDE

Animação demonstrando o local de botão da ficha técnica, e a abertura de janela com mais informações após clicar no botão.

Caso queira, está disponível o download da Memória de Cálculo do Indicador, que apresenta uma tabela contendo todos os dados utilizados para a composição e construção dos gráficos, podendo ser baixada e utilizada como base na criação de novos arquivos. Também é possível salvar as informações visualizadas a partir da geração dos gráficos da plataforma nos formatos .pdf, .png e .jpeg, como visto a seguir:

Animação mostrando o local do botão 'Memória de Cálculo do Indicador', e os botões para exportar os gráficos no formato PDF, PNG, e JPEG.

Legenda

Para dinamizar ainda mais a leitura das informações, a plataforma possibilita a interação com a legenda dos gráficos e mapas, exibindo mais ou menos informações de acordo com a necessidade – e portanto possibilitando leituras mais específicas ou mais abrangentes. Para suprimir alguma informação do gráfico, basta clicar sobre a legenda em questão, como demonstrado a seguir. No caso do mapa, ao passar o cursor sobre a unidade territorial desejada, visualiza-se apenas as informações referentes a ela. A seleção de uma unidade territorial específica também pode ser feita através da lista suspensa.

Animação demonstrando o as mudanças na exibição dos gráficos após clicar nos itens da legenda.